Instituto TIM

O que é TIM Faz Ciência

O programa TIM Faz Ciência é uma iniciativa do Instituto TIM dirigida a professores e estudantes de 4º e 5º anos de ensino fundamental.

Ele foi elaborado a partir da afirmação de um dos pensadores mais importantes do século XX, Neil Postman, que dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade, a tecnologia. Numa de suas obras, Teaching as a subversive activity, Postman diz que todo o conhecimento que produzimos é resultado de algumas operações intelectuais que fazemos: OBSERVAMOS, VERIFICAMOS, CLASSIFICAMOS, QUESTIONAMOS, DEFINIMOS, APLICAMOS e GENERALIZAMOS.

E é exatamente sobre essa ideia que o programa TIM Faz Ciência está organizado.

Todas as aulas, histórias, textos e atividades do programa foram elaborados para que as crianças participantes não só realizem essas operações, mas, principalmente, aprendam a reconhecer, a aprimorar, a falar sobre cada uma delas.

Quando a gente trabalha sobre essas operações intelectuais com os estudantes, é como se nós estivéssemos mostrando a eles um pouco da “cozinha” da casa dos cientistas, e não a sala de jantar, com a mesa já posta e a comida prontinha. Essa é a diferença entre apresentar às crianças uma classificação de animais, por exemplo, (já pronta, como a comida na mesa da sala de jantar) e ensinar a elas o que é classificar e como produzimos classificações (a cozinha).

Afinal, mais importante do que saber o conteúdo – aquilo que foi pensado e produzido pela ciência – é compreender seus mecanismos de produção e a forma como os cientistas chegaram àquele resultado. É a capacidade de pensar que nos interessa. Por isso, centramos os materiais didáticos de TIM Faz Ciência nas 7 operações intelectuais, 7 procedimentos que os cientistas usam para produzir e validar o conhecimento científico. São esses procedimentos, que os cientistas e nós mesmos fazemos todos os dias, que serão ensinados às crianças por meio das atividades propostas.

Assim, esperamos que você aceite nosso convite e ingresse, com seus alunos e alunas, neste percurso cheio de desafios, surpresas e descobertas, porque sabemos que, ao final, vocês terão angariado recursos necessários para saber mais sobre o mundo e sobre esse jeito tão bonito de olhar, pensar e agir sobre ele, que é a ciência.

Sejam todos muito bem-vindos ao Programa TIM Faz Ciência!

“Não pode haver qualquer inovação significativa na educação que não tenha como centro as atitudes dos professores, e é uma ilusão pensar de outra maneira. As crenças, sentimentos e suposições dos professores são o oxigênio de um ambiente de aprendizagem; são eles que determinam a qualidade de vida dentro dele.”
NEIL POSTMAN e CHARLES WEINGARTNER